Empreendedorismo

Como se organizar para cair FORA?

31 de março de 2017

Já estava indo dormir, quando uma pessoa muito querida me chamou inbox e fez algumas perguntas. Então, pensei: “devem existir muitas pessoas com as mesmas dúvidas”. Assim, resolvi escrever um post mais detalhado, respondendo às questões que ela me colocou, para poder ajudar outras pessoas também:

• O que eu teria que fazer para mudar minha vida?

• O que você acha: basta eu ter coragem, largar tudo aqui e ir tentar algo novo que dará certo? É isso?

Comecei a pensar… Tudo em que acreditamos, planejamos e corremos atrás, “acontece”, correto? A resposta é: depende do seu empenho e de como se organizou para sua empreitada dar certo. Leia um pouco sobre a minha estratégia no texto como se planejar para juntar dinheiro; ele pode ajudar você a compreender melhor como eu me organizo. Ao menos até aqui, está dando certo. Por isso, é muito importante estar atento e pensar com muito cuidado nestes pontos abaixo:

1. IDENTIFIQUE qual é o seu projeto, exponha as suas ideias, e DEFINA.

2. Você REALMENTE quer isso?

3. POR QUE você quer isso?

Este é o ponto de partida. Depois de responder a essas perguntas, desmembre seu projeto em várias etapas. O primordial para a organização será comprar um CADERNO e uma AGENDA, para descrever tudo o que quer fazer, bem explicadinho.

Coloque, inclusive se o projeto será onde você está ou em outra cidade, estado ou país? Estabeleça prazos,valores, metas e datas estipuladas, como se cada ação fosse acontecer um mês antes do que você planejou.

Uma informação extremamente relevante é: Faça uma pesquisa! Procure em sites, blogs, pessoas que já estão fazendo o que você almeja e comece a estudar com foco. Os caminhos e às dificuldades que essas pessoas tiveram vão lhe ajudar a economizar tempo e dinheiro.

META É UM SONHO COM DATA MARCADA PARA SE REALIZAR! 

Identifique os pontos positivos e os negativos. Se for um projeto fora do país, você deve ter uma tabela com despesas gerais, cursos, dinheiro para emergências etc.  Você tem imóveis? Precisa alugá-los? Tem carro? Precisa vendê-lo? E assim por diante… Resolva todas as suas pendências antes de embarcar no seu projeto, para diminuir os seus custos.

Se for para outro país, você domina a língua? Já pensou em encurtar as suas despesas e trajetória, fazendo um curso intensivo? Estude a cultura e leia sobre experiências de pessoas que estão morando lá. Veja os problemas do “novo local” e pense em montar um negócio que atenda a demanda. Acredite, essas são dicas que vão lhe ajudar muito a enfrentar os problemas iniciais, como falei  no post Quer morar fora? Não vá se…

Uma coisa engraçada que ouço TODOS os dias é que milhares de pessoas querem se comparar com exceções!!! Sempre alguém me diz: “mas, Fulano foi sem falar inglês, fez isso e aquilo e agora está bem…”, “mas Ciclano me disse que, com meu maravilhoso currículo do Brasil, eu conseguiria trabalho fácil”. Não é que coisas desse tipo não existam; podem existir, mas, não é a regra.

Fulano e Ciclano só lhe contaram o que lhes interessa; nem todo mundo abre suas intimidades por aí. Afinal, cada um dá o recorte da sua realidade da maneira que lhe convém.  E é por pensar de forma exageradamente positiva que milhares de empresas fecham suas portas todos os anos e milhares de sonhos não são concretizados.

NÅO CONTE COM A SORTE, CONTE COM A REALIDADE.

Você acha que países exemplo, como: USA, Inglaterra, Suíça, Alemanha etc., vão distribuir cidadania, empregos e bolsa de estudos a todos que quiserem morar nesses lugares? Não estou dizendo que é impossível, porém, não é o conto de fadas que alguns contam. O que ocorre é que muitas pessoas não conseguem realizar seus projetos porque sonham em excesso e têm pouca ou nenhuma execução, então, na primeira encruzilhada, tudo “cai por terra”.

Para que as coisas corram bem, é necessário trilhar um caminho longo e difícil, preparando-se, etapa por etapa. Para estar aqui, também montei toda uma estratégia, com os planos A, B, C e todas as letras do alfabeto.

Deu certo? Sim, porém, cada ação foi feita com muita cautela e planejamento, ao longo de um tempo. O sucesso depende do que você realmente quer e do que está disposto a abrir mão para alcançar seus objetivos, porque a vida é uma troca. E não dá para termos tudo; eu, por exemplo, venho me planejando há muitos anos e, também, abrindo mão de várias coisas, como citei no texto Por que nunca consigo começar? Tudo dará certo se você estiver com sangue nos olhos e disposto a fazer acontecer.

Então, que tal começar algo AGORA?

Vamos à luta! E no que eu puder ajudar, dentro das possibilidades reais, eu o farei!!

Se tiver qualquer dúvida é só perguntar, e deixe comentários.

Até breve!!!

P.S: Estou escrevendo um livro mais aprofundado sobre esse tema, se você tiver dúvidas ou alguma ideia é só deixar nos comentários.

Vamos manter uma relação mais próxima? Então e só me seguir no Instagram!!

Relacionados a este post

2 Comentários

  • Responder Bablofil 1 de abril de 2017 a 19:26

    Thanks, great article.

    • Responder Verena Cordeiro 2 de abril de 2017 a 00:14

      Thank You, Too.

    Escreve uma resposta

    Receba nossas atualizações

    e inspire-se com dicas sobre independência financeira