Empreendedorismo

Invista no seu caráter

13 de agosto de 2017

Venho aproveitando esta temporada para analisar parcerias e negócios, e uma das coisas mais relevantes que eu pude notar é como o caráter pode moldar os resultados. Avaliando empresários e pessoas que não prosperam, cheguei a uma humilde opinião: a maioria deles tem problemas que vão além de habilidades comerciais.

A capacidade de honrar o prometido, entregar projetos na data estipulada, ser exemplo de confiança, enfim, e principalmente, ser reconhecido como uma pessoa que faz acontecer, são alguns pontos que fazem a cachoeira das oportunidades jorrar mais para uns do que para outros.

Se todos os profissionais entendessem o real valor da palavra, não haveria tanta gente perdendo tantas oportunidades. Estes são os que, às vezes, focam em problemas errados, investindo em estratégias de marketing e em outras áreas, sem ao menos observar que as soluções são mais óbvias do que imaginam.

 

Muitos daqueles que agem de forma leviana, não entendem que a perda da confiança pode ser rápida e prejudicar seus projetos por toda uma vida. Por outro lado, quem tem seus valores e caráter inabaláveis, lidará, com muito mais frequência, com um mundo de oportunidades, independentemente das crises pelas quais o mercado vier a passar.

Por falar em momentos de crise, é neles que grande parte das pessoas analisa com mais critério suas compras e investimentos, preferindo fazer alianças comerciais com aqueles que têm uma melhor reputação e aparentam ser mais confiáveis.

Quando pensamos em vendas, uma indicação vinda de uma boa fonte continua sendo a melhor forma de alcançar melhores resultados, e as chances de fechar negócio só aumentam. A recompensa e o retorno real virão lentamente, porém, o mais importante é que serão duradouros.

Sei que somos seres imperfeitos e nem sempre vamos acertar, mas usar nossos valores e instintos para definir o que é certo e errado, já é um bom começo. Todos nós temos um alerta interno e, se lhe dermos a devida atenção, teremos uma grande chance de triunfar.

Outro fator importante é entender que sempre existirão medos e dúvidas. Até os empresários e profissionais de gabarito sentem o mesmo. A grande diferença é que eles param, pensam e tomam uma decisão, tendo coragem suficiente para calcular os riscos e escolher o caminho mais acertado. Encarar as próprias batalhas internas, sem desistir da vitória, é o melhor a fazer.

Tentar viver em equilíbrio sempre será o ideal. Temos que ter determinação para contribuir com o progresso da humanidade, respeitando a opinião dos outros, mas nunca desacreditando da nossa. Aceite opiniões diferentes e nunca queira agradar a todos; ficar em cima do muro sempre é a pior decisão.

 

            A reflexão leva a ideias, que levam a oportunidades, que levam ao sucesso.

 

NOVA GERAÇÃO 

Essa ideia de somente se beneficiar já está bem ultrapassada e a geração que está se levantando tem se preocupado mais com qualidade de vida do que com uma conta recheada de dinheiro e frustrações.

Trabalhe por motivos nobres, que se cruzem com o benefício de toda a sociedade. Se buscar somente ganhos pessoais, correrá o risco de ter conflitos com outras pessoas e, no final, inevitavelmente, você falhará. Se procurar o bem comum, todos se beneficiarão e você também terá ganhos pessoais muito gratificantes.

Atualmente, as organizações investem mais em presidentes com boa reputação do que naqueles que exalam mais competência. Na era da internet, em que as notícias atingem milhões de pessoas instantaneamente, ter um líder de renome, vale mais que alguns milhões nos cofres.

Nesse novo contexto, as empresas e clientes estão utilizando as redes sociais para analisar a reputação dos seus futuros contratados. Acreditam que estas são fontes imparciais. Antigos parceiros  de negócios também estão sendo contatados com a mesma intenção. Entender esses novos processos, vai ajudar você a manter ou, até mesmo, reerguer a sua imagem.

Focar no caráter, além de ser algo realmente admirável, irá ajudá-lo a fechar mais negócios e crescer de forma segura e constante.

Tenha uma ótima semana.

Relacionados a este post

Nenhum comentário

Escreve uma resposta

Receba nossas atualizações

e inspire-se com dicas sobre independência financeira