Empreendedorismo

Pague-se primeiro!!!

21 de outubro de 2015

Geralmente quando se fala em investir um dinheiro para poupança, viagens, cursos ou outro investimento, a maioria das pessoas têm a mesma desculpa: “Não tenho dinheiro, ganho pouco, estou cheio de dívidas e etc,…” Mas, para tudo nessa vida existe uma coisa chamada prioridade e essa “prioridade” sempre deve ser paga primeiro!

A idéia que uso, de: “pague-se primeiro”, vem com a necessidade de você priorizar o que é importante para você e focar nas suas metas. Por mais que você esteja endividado é necessário criar estratégias para alcançar seus objetivos… Por exemplo, algumas pessoas se organizam financeiramente e só após algum tempo, vão ao banco para fazer uma proposta. Isso é uma estratégia!!!

Organize suas prioridades e estipule um valor fixo para seus investimentos. Eles DEVEM ser debitados automaticamente da sua conta na data que você recebe seu salário.

Esse dinheiro é retirado do seu orçamento como uma “dívida fixa”, ou seja, você não pode contar nem fazer planos com ele para NADA!!!

E a Viagem dos meus sonhos?

Se ela é sua prioridade é necessário você organizar o seu planejamento. Os investimentos sempre devem ser organizados de acordo com as SUAS PRIORIDADES. Ao decorrer dos anos será necessário fazer 3 tipos de planejamentos: Investimentos de curto, médio e longo prazo. Cada um deles têm objetivos específicos de acordo com o que é mais importante para você.

 

Vou dar um exemplo desse caso que citei:

  • Curto Prazo: Viagem. Pode ser também trocar o carro, fazer um curso e etc,
  • Médio Prazo: Um novo projeto, abertura de uma empresa, dinheiro para fazer negociações de dívidas, casa própria.
  • Longo Prazo: Aposentadoria e/ou Investimentos pensando no futuro.

Lembrando!!! Você NÃO deve, em hipótese alguma, mexer no dinheiro que foi destinado para isso. Ahhh, mas se for uma emergência?

Caso isso ocorra você deve refletir e ver uma forma de reverter o ocorrido. Será uma forma de NÃO “negligenciar” o que aconteceu. Para quem tem família a mesma deve trabalhar em conjunto para que o “grupo” ajude. Sabe aquela viagem para Disney, que sua esposa e filhos querem muito??? Caso ocorra descontrole por parte deles, todos juntos deverão sentar e conversar. Adiar a viagem é uma boa opção, como forma de “penalização” para que o grupo entenda e tenha essa consciência.

“Para quem não tem disciplina e não quer fazer acontecer, as emergências serão corriqueiras e se tornará rotina”

Dessa forma, toda sua família entrará no ritmo, e eles entenderão que a falta de controle e excesso nos gastos sempre terão consequências. Isso despertará neles o real interesse em colaborar nesse processo e assim surgirá a DISCIPLINA, afinal eles já conheceram o preço do erro.

Seu futuro é agora, o seu presente é um conjunto de atitudes tomadas no seu passado. Então, mãos a obra!!! Organize-se. Compre uma AGENDA e enumere seus planos e metas. Dê prazos e cobre-se. Invista nas suas prioridades e no que vai te fazer feliz!!!

 

Cada trimestre faça um balanço e veja se você está no caminho certo, pois o seu sucesso vai depender de um conjunto de atitudes que devem ser tomadas diariamente. Falei um pouco sobre esse planejamento que faço com minhas metas em: “Como juntar dinheiro?”.

Sempre digo que quando acordar e abrir os olhos, lembre-se da seguinte pergunta:

“O que vou fazer hoje para alcançar as minhas metas?”

Se todo dia você pensar nisso e der ao menos um passo, a soma de todos esses pequenos passos vão concluir sua caminhada.

“O sucesso está nas atitudes diárias”

Isso não é só para resultados financeiros e sim em âmbito geral, na sua relação com as pessoas, no trabalho e em casa. Nossa evolução espiritual também depende disso: “de esforço e mudança diária”!!!

Todos estamos aqui para evoluir. Ficar parado, pensando e se lamentando não te ajudará a mudar.

Independente da área a qual você gostaria de “evoluir”, monte sua estratégia e plano, pois, sem eles ficará muito difícil vislumbrar e acompanhar sua evolução.

Faça algo para mudar!!! Se sua questão for financeira, veja suas prioridades e pague-as primeiro, porque quando você busca, insiste e muda, o mundo conspira a seu favor. São essas pequenas mudanças que tornará as coisas possíveis e fará você sentir-se motivado, realizado e feliz.

 

Sucesso e Até Breve!!!

Relacionados a este post

2 Comentários

  • Responder Rafael 26 de julho de 2016 a 17:59

    Excelente conselho Verena! Tenho praticado firmemente pagar s mim mesmo 1º a cerca de 2 anos. Meus pais nunca deram a menor importância pra este tipo de planejamento, minha mãe teve problemas com sócios e dívidas terríveis, que lhe custou vários anos de noites mal dormidas. Minha mãe acha que é uma bobeira meu investimento pro longo prazo por exemplo. Vejo que com as circunstâncias que presenciei minha mãe passar ficou impossível não aprender algo, só não entendo por que ela não aprendeu com a própria experiência. Mas nem falo nada, cada um é responsável por suas próprias decisões.

    • Responder Verena Cordeiro 30 de julho de 2016 a 17:48

      Rafael, primeiramente obrigada pela sua participação!! Exatamente isso, saiba que talvez você não possa mudar o destino da sua mãe, porém, você pode mudar o SEU e assim inspirar toda sua familia!! Cada um é responsável pelas suas escolhas, mas eu acredito que você pode mudar a historia de toda sua geração 😉

    Escreve uma resposta

    Receba nossas atualizações

    e inspire-se com dicas sobre independência financeira