Empreendedorismo

Um tapa na cara!!!

22 de dezembro de 2015

Quando mudamos para uma nova cidade começamos a fazer reflexão da nossa vida, das nossas ações e do nosso país. Eu estava observando como nós, Brasileiros, administramos nossas vidas, tanto no aspecto financeiro como no pessoal. Vivemos ostentando uma vaidade que não faz sentido.

Comecei a refletir sobre isso quando vi um diretor milionário de um Fundo de Investimento, que sempre via em capas de revista, sentado, lendo uma revista na minha frente, no metrô!!! Entrei em choque… Aquilo foi um tremendo “tapa” na minha cara… Vou explicar o porquê. Aquele homem poderia facilmente estar dirigindo sua Ferrari, ou estar com seu motorista particular, ou até seu jatinho, mas não, ele estava dentro de um metrô, vestindo seu “jeans velho”, camisa branca e um tênis.

Você agora pode até falar…. Ahhh, mas, você está em Nova York, em um país que você pode fazer isso, pode andar de metrô com tranquilidade e segurança. Concordo com você neste ponto, mas vou lhe mostrar o que quero dizer…

Desde que me mudei para Nova York, meus investimentos, metas e sonhos deram uma enorme alavancada… Isso tudo porque troquei VALORES, esse é o ponto em questão que quero falar. Quando realmente queremos mudar e mudamos nossos pensamentos, os ganhos que temos com isso são incalculáveis.

Antes eu perdia muito tempo ostentando uma vida pesada e cara, principalmente em prol do meu trabalho e dos meios sociais. Muitas contas para pagar e consumindo coisas que não faziam mais sentido pra mim.. Isso sempre me causava certa angústia.

Vivemos uma vida para a sociedade, nos endividando para trocar de carro no momento errado, trocar o I-phone 6 pelo I phone 6 Plus, termos roupas e bolsas de grandes marcas e vivermos um “padrão social” para mostrar para os outros algo vazio e superficial. Com isso, as pessoas se sabotam e fazem de tudo para que seus objetivos e metas nunca aconteçam. Eu vivi algum tempo exatamente assim. No livro pai rico, pai pobre estes exemplos são citados, como uma “corrida de ratos”.

Essa maturidade e esse olhar diferente da vida chegou há alguns anos, e quando vim morar em Nova York isso se potencializou, porque começamos a perceber que é algo vazio demais. Esse novo olhar da vida e das coisas nos faz bem, nos traz leveza e uma enorme reflexão de valores culturais e de comportamento. Você aprende com o exemplo do outro e a busca por mudança se acentua. Você quer ser “outra pessoa”, uma pessoa bem melhor do que era antes.

 

DESEQUILIBRIO FINANCEIRO-

Uma coisa ainda pior, é que a ostentação desse “estilo” de vida vem acompanhada de um “desequilíbrio financeiro”, isso é geral e desesperador.

Vejo pessoas chegando aos 30 anos sem nenhum plano. Nenhum centavo aplicado, nem mesmo uma meta… A casa própria, então, essa está voltando a virar sonho…

Diante do cenário atual do nosso país, com o que estamos contando??? Essa é uma hora importante para fazer essa reflexão, porque uma hora as contas não vão fechar, as dívidas vão aumentar e o pior de tudo, a frustração e tristeza pela não realização dos nossos sonhos e metas virá junto nesse pacote.

Não sou a favor de uma vida completamente rígida e sem “luxos”, porém, viver na outra extremidade também não faz bem a ninguém. Eu, por exemplo, sofro com isso aqui em Nova York, pois, os melhores cursos e eventos do mundo acontecem nessa cidade, e ainda tem o assédio e convites, por parte dos amigos, de lugares incríveis para ir e coisas legais para fazer, o que exige ainda mais disciplina.

O que as pessoas não têm é FOCO, simples assim, não querem abrir mão de nada, com isso o tempo passa e o suposto futuro bate na porta e as mesmas não alcançaram seus objetivos. Ás vezes. até começam, mas acabam desistindo no meio do caminho, como citei no texto: Brasileiros têm problemas com persistência.

Aprendi a fazer um exercício e é por conta dele que estou aqui escrevendo… Todo dia quando abro e fecho os olhos para dormir, me pergunto:

 

“O que tenho que fazer hoje para que minha lista de sonhos se realize?”

 

Você já se perguntou hoje se está trabalhando diariamente para que suas metas e seus sonhos se realizem ou está também está levando uma vida vazia e superficial que só lhe deixa infeliz ou feliz momentaneamente???

Faça essa reflexão sozinho, pergunte-se: o que posso cortar do meu orçamento? Veja tudo o que é desnecessário da sua vida e corte. Troque os VALORES…

Não pense que foi fácil para mim, ainda não é, lutamos contra nós mesmos, nossos pensamentos e nossos “boicotes” que realizamos ao longo dessa caminhada… Porém, sempre há um novo dia e sempre há um tempo de recomeçar.

Ninguém é perfeito, no entanto, não é porque ainda não estamos “prontos” o suficiente para fazer certas coisas que devemos deixar de tentar. Afinal, nunca estaremos totalmente prontos. É fazendo e errando que vamos  melhorando cada vez mais.

 

Uma semana abençoada e cheia de planos e metas pra vocês. 🙂

 

Posts relacionados:

Como destruir seus projetos seguindo a moda?

Por que nunca consigo começar?

Você vive de acordo com suas metas?

 

Relacionados a este post

Nenhum comentário

Escreve uma resposta

Receba nossas atualizações

e inspire-se com dicas sobre independência financeira